Hoje decidi voltar um pouquinho para a área da moda, já que estamos no início da produção do último drop do ano (uhuuuul! 🙌) e conversar com vocês sobre o seu estilo.

Mas calma que eu não vou impor nada e muito menos inventar alguma coisa. Hoje nós vamos conversar sobre os 7 estilos universais. A teoria foi criada pelas precursoras de consultoria de imagem Alyce Parsons e Mimi Dorsey, que baseia-se na determinação do estilo com base nas características pessoais de cada um e sua personalidade, identidade e posição social.

Os 7 estilos se dividem em dois grupos, os estilos “base”: tradicional, esportivo e elegante, e os “secundários”: criativo, dramático/moderno, sexy e romântico. Cada pessoa tem de dois a três estilos universais nos quais consegue transitar e adaptar qual vai se encaixar melhor em determinada situação ou dia.

“Os 7 Estilos Universais” / Fonte: http://universalstyleintl.com/

“Os 7 Estilos Universais” / Fonte: http://universalstyleintl.com/

“Ok, Mari! Mas e agora, quais são os meus?” Vem comigo que eu vou descrever cada um para você ver qual se encaixa mais com a sua forma de pensar, agir e, principalmente, se vestir!

Tradicional: Muito associado ao conservadorismo, normalmente os adeptos a esse estilo preferem peças clássicas e neutras. Cortes retos, atemporais, caimentos impecáveis, tecidos de qualidade e mais estruturados estão no topo das características. E, como tudo comunica, esse estilo traz consigo uma linguagem mais formal, de autoridade, respeito, lealdade e responsabilidade. A alfaiataria é peça chave nesse estilo, seja ela em um terninho, blazer ou calça;

Esportivo/Natural: a analogia ao look despojado é praticamente impossível de não acontecer. Por transmitir uma vibe mais leve e descontraída e contar com peças do universo esportivo, o look que resume esse estilo é um tênis, calça jeans e camiseta (que eu particularmente amo). Dessa maneira, conta com vestimentas mais confortáveis, feitas de tecidos como moletom, nylon, malhas, linho e viscose. Seus calçados variam entre tênis e flats das mais diversas cores e modelos. Lembrando sempre que, não é porque o estilo conta com peças mais leves, confortáveis e fluídas, que você vai passar uma mensagem de alguém desleixado.

Elegante: Talvez você perceba uma semelhança com o estilo tradicional por mesclar o estilo clássico com o chique, no entanto esse estilo tem uma parte mais voltada para a moda e as tendências. Cores, modelagens, acessórios e estampas estão muito presentes nesse estilo. Devido a essa mistura, comunica muito ser uma pessoa bem sucedida, culta e agradável. Só cuidado para não pesar a mão e passar a mensagem de alguém inacessível.

Criativo: Um dos estilos com a assinatura mais forte e marcante. Normalmente quem tem esse estilo gosta de fugir do tradicional, além de serem muito dinâmicas, criativas e buscarem sempre algo diferente. Esse estilo está muito associado a modelagens fora do convencional, estampas divertidas, cores vibrantes e até cabelos diferentes e acessórios incomuns.

Romântico: Bem menininha, com laço no cabelo e tudo! Esse estilo está super associado a peças bem fluidas, flores, laços, babados e tons mais claros. Muito ligado a feminilidade, delicadeza e gentileza. A cintura normalmente é marcada por peças que tenham uma modelagem com esse foco ou cintos e faixas, saias e vestidos evasê e godê também são bem presentes nesse guarda-roupa romântico.

Sensual: Traz o feminino de uma forma atraente e cativante. Mulheres ousadas e de personalidade forte normalmente se identificam com esse estilo. Normalmente é a mulher que traz esse empoderamento à peça, e não o contrário, como muitos pensam. Peças com renda, transparência, decotes e recortes fazem parte desse estilo.

Dramático/Moderno: Aqui a mulher com personalidade forte também está presente mas, dessa vez, com um ar mais urbano e, como o próprio nome diz, moderno. Segue um minimalismo e se apoia em tons sóbrios, texturas lisas, sobreposições das mesmas cores e modelagens mais alinhadas. Passa assim uma imagem jovem, segura, antenada e muito segura de si.

  • fotos: Pinterest

E ai? Me conta, conseguiu identificar os seus? Claro, não se prendam às imagens, elas são realmente ilustrativas, mas acredito que dê para associar a algum look que você já usou e ama ou outro que quer muito usar!

Um beijo,

Mari Telli 💛